« Home | igreja dos congregados » | lugar comum - das festas e das manifestas » | lugar comum - desaparições » | lugar comum - crónicos » | que se lixe o tempo e a melancolia » | do rio este » | da comunicação e da cultura que não sabe falar » | do eléctrico » | A velha está mais velha? » | desta nossa esquerda idiota ou destes nossos idiot... »

a incompetência da tê-ém-éne

Estranhei quando ontem à noite o meu telemóvel deixou de "apanhar rede"; afinal estava em casa e nunca, até ontem, tinha deixado de ter cobertura de rede na minha casa. Porque hoje de manhã o problema persistia, decidi ligar para o número de atendimento ao cliente da TMN, o 1696.

Ao atender, a operadora perguntou-me o nome, o número do telemóvel e o pin original do mesmo. Quando lhe disse o pin, ela disse que o pin não era o original. Depois de insistir e dizer que estava a ler o pin a partir do cartão de segurança, a operadora disse-me que tinha solicitado, ontem, uma segunda via do cartão numa loja TMN. Incrédulo, perguntei-lhe em que loja é que tinha sido feito esse pedido. A resposta foi ainda mais incrível: Belavista, Lisboa. Ora, das duas uma: ou eu tinha ido a Lisboa pedir uma segunda via de que não precisava ou alguém tinha pedido uma segunda via do meu cartão. A primeira é, simplesmente, uma hipótese parva e a segunda é, simplesmente, inverosímil.

A operadora disse-me que era impossível ter havido algum engano na loja e, se alguém pediu a segunda via do meu cartão era porque tinha os dados do meu cartão. Tentei fazer-lhe ver que era impossível que alguém em Lisboa tivesse os meus dados, porque nunca perdi o cartão de segurança e, mesmo que tivesse perdido, era muito complicado que ele fosse parar às mãos de alguém em Lisboa. Disse-me para ir a uma loja da TMN para que me activasse o cartão, dizendo-me que aí a activação era imediata. Pedi-lhe que cancelasse a segunda via do meu cartão, mas depois de esperar bastante tempo, a operadora disse-me que a pessoa que pediu a segunda via do cartão tinha dito que o cartão era dela e por isso não podiam cancelá-lo. Voltou a dizer-me que numa loja da TMN activariam o meu cartão e cancelariam o cartão da outra pessoa.

Fui a uma loja TMN e expliquei a situação. A funcionária concordou comigo ao achar a situação tão incrível como absurda. Informou-me que em Braga não existe nenhuma loja oficial TMN e que só nessas lojas - e não agentes, como era o caso - é que podem activar e bloquear os cartões. Sorte a minha, tinha comprado o telemóvel e o cartão numa loja do grupo e a funcionária mostrou-se disponível para ligar para a loja a pedir uma cópia da factura e tratar do meu problema junto da loja oficial do Porto. Emprestou-me também o telemóvel dela para ligar à nova dona do meu telemóvel. Do outro lado da linha, uma brasileira que me disse que tinha pedido de facto uma segunda via, mas do cartão dela e não do meu. O problema deve ter ocorrido dada a semelhança entre os dois números, já que a diferença entre os dois números resume-se a um só algarismo.

Admito que se trata de um erro que qualquer um pode cometer. Não admito, porém, que a TMN não assuma que se trata de um erro e não tente resolver a situação imediatamente. Por causa de uma falha da operadora, fico privado de telemóvel durante uma semana. Para piorar a situação, o meu número continua activo e disponível para receber chamadas e mensagens escritas.

Autentico LOL!!

Enfim, são estas pequenas grandes situações que mostram verdadeiramente o modus operandi destas empresas.. Não são só as empresas de crédito e po aí fora que prestam um mau serviço ao cliente.. É um mal generalizado sem fim à vista.. Porque o que interessa é o dinheiro que entra nos cofres da empresa, o resto é dispensável..

Zelar pelo cliente é um bem prestado e conseguido só em alturas de compra e aquisições, portanto.. Apostasse no primeiro contacto com o cliente, e depois de conseguido os seus objectivos, descurasse da atenção que este deve merecer ao longo da sua fidelização com os produtos da empresa! Enfim!!

E com toda a tranquilidade, dizem que só daqui a uma semana é possível voltares a "trabalhar" com o telemóvel, para aquilo que realmente importa, realizar e receber chamadas e por ai fora.. O erro é deles, não aceitam o erro à priori e ainda sujeitam o cliente à privação de um serviço que é seu por direito, lavadno as sua mãos com a notícia de cedência do serviço daqui a uma semana.. Que bom serviço presta a TMN. Sendo a empresa pioneira em Portugal de Telecomunicações móveis, devia ser permissa da empresa o cliente.. E de facto é.. Mas em campanhas publicitárias e nas suas lojas.. E porquê? Pa vender os sus produtos.. E porquê? Pa aumentar as receitas.. E porquê? Pa os seus administradores e etc.. lucrarem cada vez mais.. E o cliente onde entra?? Eu digo.. No ínicio (compra) e no fim do serviço (desistência) quando o cliente se farta e depois vêm um sem número de chamadas tendo como objectivo aliciar o cliente para não desistir.. E se o quiser mesmo assim? Leva com um inquérito telefónico que é para aprender.. Lol. Enfim!

O teu caso é um caso isolado? Não me parece.. É um mal generalizado, que assenta na procura constante do lucro e lucro.. Ahh e mais.. O lucro!!

Deviam era ser processados por brincarem assim com o cliente.. Deviam se lembrar que não são os únicos operadores do mercado.. Mas talvez os outros também sejam assim.. Enfim!!

Espero que a Brasileira não te traga problemas.. Enfim!

Um abraço

A TMN é uma bosta.

TMN no seu melhor. O que interessa é o lucro.
Conta a história à DECO, ameaçando os da TMN, e os gajos da TMN borram-se todos, pelos menos é o que acontece com a SAPO/TELEPAC/TV-CABO que são do mesmo grupo.

Primeiro de tudo finalmente descobri o teu blog.Parece que muito depois de tu teres descoberto o meu.Quanto à situação que te aconteceu é espectacular...sem dúvida tirada de um filme!!!Se a TVI vê isso faz disso uma novela :D

Eu bem digo que os brasileiros só fazem asneiras, começando por te fazer isto, passando por fazer logo ut no computador e perguntar quanto tempo ainda resto para utilizar, etc, etc,...São os verdadeiros cromos!!!

Abraço e continua com o teu blog.

Bem, eu sempre tive imensos problemas com esse grupo..Tmn, TvCabo e depois o comodismo não me deixa manda-los á fava e escolher outros. Mas já os ameacei com a DECO imensas vezes e eles resolveram logo os problemas.

Gostei do Blog. Gostei de saber que há quem fale da nossa cidade :)

Tens que mudar para a vodafone ;)

Se não há loja oficial em Braga pois que abra. Até lá...Vodafone.

Chegou o omentário que tanto andava à espera lol... Como boa menina da Vodafone que sou só te posso dizer: Bem feito!! Quem te manda não seres Vodafone? Connosco isso tinha sido resolvido em dois tempos. Correcção: connosco isso nem sequer tinha acontecido!! Ah pois é!! lol***

Incrível1

Enviar um comentário