« Home | do eléctrico » | A velha está mais velha? » | desta nossa esquerda idiota ou destes nossos idiot... » | do comércio tradicional cultural ou da falta dele ii » | do comércio tradicional ou da falta dele » | da participação dos cidadãos » | o que diz a imprensa .1 » | do turismo em braga e no minho » | da braga e arrabaldes »

da comunicação e da cultura que não sabe falar

Quando há cerca de um mês optei por subscrever a mailinglist da Câmara Municipal de Braga, pensava que a autarquia promovia poucos eventos e não devia ter grande coisa para dizer aos cidadãos; estava enganado: a média de mails recebidos por semana é tão alta que até admira que o Gmail não os ache spam!

Ora, saber que existem várias actividades culturais - grande parte delas gratuitas! - só pode ser motivo de satisfação para qualquer bracarense, mas constatar que muitas vezes os mails são enviados durante a madrugada do dia em que as actividades vão decorrer causa certa estranheza e até irritação, porque tem passado muita coisa boa - que até é paga com o nosso dinheiro - e custa saber perdida a oportunidade para a desfrutar. Também entendo que a publicidade aos eventos não deve ser exclusivamente electrónica e que mesmo a referência na imprensa minhota é insuficiente. Compreendo que não justifique publicidade a um evento menor, mas os eventos menores juntos dão um grande evento e estes têm provado ser uma boa aposta.

Já agora, outras ideias soltas:
- A Câmara Municipal envia um mail por cada actividade do Theatro Circo; não bastaria um mail semanal com a programação completa para os sete dias seguintes?;
- O mail semanal das Sugestões Culturais e Lazer foi a razão porque disse ao Gmail que podia considerar o Braga.com.pt um spammeiro; uma lista enorme de eventos com um link por baixo não pede para ser lido. Que tal desdobrá-lo em vários - organizados por temas - e descrever de forma breve cada um? Assim, cada pessoa abria apenas os mails com o tema/área artística que lhe interessava e não necessitava de abrir cada link para saber algo mais.

O problema da cultura em Braga é também um problema de discurso: uns queixam-se de que não há nada e outros de que não há ninguém.

Li um texto teu bastante interessante sobre a dinamização em Braga de espaços comerciais/exposição de novos artistas. Braga neste momento tem uma quantidade significativa de centros comerciais/shoppings fantasmas: Galécia, São Lázaro, Santa Cruz, Lafayette, Rechicho, Avenida, Gold Center, etc etc Têm todos muitas mais lojas vazias do que ocupadas, em alguna casos estão pisos totalmente vazios.

Por que não reunir com a câmara e administração de uns destes shoppings e criar-se um conceito mais alternativo que pudesse de facto dinamizar esses espaços? Estão lá as lojas é só ocupá-las, desde que o preço fosse apelativo para poder chamar novos artistas/comerciantes. Alguns destes shoppings nem têm orçamento que cubra o condomínio. Não seria melhor alugar lojas mais baratas mas que permitissem a entrada de algum dinheiro e que dessem vida a esses espaços? Julgo que todos ficariam a ganhar.

Braga poderia ter o seu mercado Fuencarral como existe em Madrid.

João Martinho a Presidente!! Penso que Braga só ficaria a ganhar com a contratação de pessoas visionárias e que têm Braga no seu coração. Não é lavagem barata, ou pomoção de pessoas, é sim a constatação de um facto! Braga tem muito potencial! Se a camara faz o que dizes - na promoção de inumeros eventos - tal deveria ser mais divulgado! E porque não voltar aos já tradicionais outdoors?? Eu sei k é banal e comum portanto, mas com a constante afluência de trafego na cidade de Braga, este método poderia ser de certo jeito eficaz. Claro k as pessoas não podem parar os carros na estrada, mas talvez, pudessem ficar com o "bichinho" de saberem mais.. Braga é uma cidade cosmopolita, sáo várias as culturas e ideologias que vagueam pelas suas ruas, está na altura de cativar essas mentes, de lhes conferir algo que ha muito tempo auspiciam.. Alimento po seu intelecto! Existe muito em Braga por akilo k dizes mano, penso que a estrategia passa pela adopção de novos metodos de propaganda.. Todos ficariam a ganhar.

A camara precisa de mentes como tu!!

Quero dar os meus parabéns ao Gabinete de Comunicação da Câmara de Braga. Só esse gabinete basta para suportar os intentos da dita oposição social-democrata... Embora com reduzidos recursos, sobre os quais tive o cuidado de me informar, faz um trabalho bem feito e de resultados políticos evidentes. E nem sequer precisa de utilizar os triviais atques a quem discorda da gestão de Mesquita Machado, como outrora acontecia, Temos que reconhecer que há profissionais que valem mais que o que ganham!
João Machado

Enviar um comentário