« Home | A velha está mais velha? » | desta nossa esquerda idiota ou destes nossos idiot... » | do comércio tradicional cultural ou da falta dele ii » | do comércio tradicional ou da falta dele » | da participação dos cidadãos » | o que diz a imprensa .1 » | do turismo em braga e no minho » | da braga e arrabaldes »

do eléctrico

Concordo com o Mesquita Machado quando ele diz que o projecto do eléctrico "é uma ideia simpática e romântica"; diria que é até mais romântica e simpática que prática e/ou necessária.

É necessário reflectir para além disso e é por isso que concordo com a posição, bastante lúcida, do presidente da Câmara de Braga. O que a petição online - da qual sou signatário - provou foi a insatisfação dos bracarenses com a oferta de transportes públicos de Braga. De facto, Braga merece mais e melhor, mas a verdade é que Braga não tem espaço para ligar em eléctrico a Estação de Comboios e a Universidade do Minho ou Bom Jesus. Não me parece justo ceder a Rua do Souto ao eléctrico e perder - ainda que de forma pouco significativa - a mobilidade pedonal que ela oferece; não me parece justo cortar os espaços verdes da Avenida Central e Largo da Senhora-a-Braga; não encontro espaço para o eléctrico nas ruas D. Pedro V e Nova de Santa Cruz; abrir-se-ia um túnel para ligar estas duas ruas?

Se este não é o desenho, não imagino qual possa ser, porque se optam por subir o Campo da Vinha também abdicaremos desse grande espaço pedonal, que por muito feio que seja, é o mais parecido a uma praça que existe em Braga; falo de praças de grandes dimensões, como é óbvio. Lembrei-me de outra possibilidade que seria ligar a Estação de Comboios à Universidade através da Avenida Imaculada Conceição, Avenida João XXI e Avenida João Paulo II. Esta pecaria pela não passagem pelo centro da cidade e pelos problemas de trânsito que poderia provocar nestas Avenidas tão concorridas.

Ainda assim, como já referi, o cerne da questão reside na ineficiência manifesta dos transportes urbanos de Braga. Ora, se não for com o eléctrico, há-de ser com a criação de novas linhas de autocarros ou através da criação de uma verdadeira ciclovia. Acredito que uma boa solução seria a aposta num sistema intermodal de transportes.

Antes de terminar, gostava de deixar os meus parabéns ao Pedro e a todos os colegas bloggers bracarenses pelo sucesso do debate e por terem provado de que vale a pena participar. A democracia vai funcionando, mas funciona melhor quando os cidadãos lhe dão um empurrãozito.

Etiquetas: ,

Caro João,

Obrigado pela referência e pelos contributos para o debate. Bem vindo de volta à Blogosfera.

De facto a democracia precisa da participação dos cidadãos embora haja muito quem a dispense.

Sim! Benvindo de novo. :)

O Elétrico é giro mas falta agora debater por onde gira.

Caro mitão da mano João,

Parabens plo teu Blogg!!
Isto ta mt melhor com a tua veia critica e dinamica.

Welcome Back!!

Braga = transportes.. HUUUUM não me parece. Inda falta muito para tal comparação.

Todavia, o presidente tem bouas ideias lol.

Eléctrico era bom pa Braga.. Acho muito bem!! Porém, ha estudos que precisam de ser feitos!!

Braga e os seus cidadãos só tem a ganhar, com a correcta introdução do Eléctrico..

Bem vindo, já estava a ver que o blog tinha morrido... De qualquer maneira concordo contigo quando dizes que o Eléctrico tem os seus quês de inviabilidade. Eu defendo por um sistema de metro como no Porto. Subterrâneo no centro, de superfície nas redondezas. É inconsebível demorar mais tempo da estação de caminhos de ferro de autocarro do que a pé!
http://mesadaciencia.blogspot.com/2007/10/
elctrico-vs-metro-de-superfcie.html

e desde já me revezo pelo erro ortográfico dado no post anterior. É inconcebível e não inconsebível. Vem da palabra conceito.

Caro João,

Não me pode dar mais pormenores sobre essa petição online de que fala eda qual é signatário. Estou a desenvovlver um trabalho sobre acessibilidades em Braga e isso interessa-me.
parabéns pelas vossas exposições.
Eu, enquanto geografa, não estou (por certo), a elas, indiferente.

Enviar um comentário