« Home | da comunicação e da cultura que não sabe falar » | do eléctrico » | A velha está mais velha? » | desta nossa esquerda idiota ou destes nossos idiot... » | do comércio tradicional cultural ou da falta dele ii » | do comércio tradicional ou da falta dele » | da participação dos cidadãos » | o que diz a imprensa .1 » | do turismo em braga e no minho » | da braga e arrabaldes »

do rio este

Há cerca de dois meses, Mesquita Machado anunciou com bastante orgulho que o rio Este voltava a ser límpido e cristalino. Ainda não tinha tido oportunidade de verificar, já o meu irmão me dizia que estava de facto muito limpo e transparente, mas que as pessoas continuavam a deitar lixo para lá. Bem sei que aquilo continua com mau aspecto e, apesar da água estar limpa, parece mais um pântano do que um rio; bem sei que isso atrai mosquitos e torna a beira-rio bastante desagradável; bem sei que o rio Este é pequeno demais e que ali ao lado temos um Cávado em condições. Também sei, ainda assim, que a vida na urbe bracarense podia ser um bocado menos má se o rio fosse bem cuidado - não é só limpar a água, mas também fazer desaparecer a vegetação pantanosa e requalificar as margens dos rios: abrigá-las da poluição e ruído da cidade e dotá-las de condições para cativar os bracarenses. Não vale a pena limpar o rio só por limpar, porque está visto que ninguém nota e, mais tarde ou mais cedo, o rio volta a estar sujo. Que tal abrir um concurso público para a requalificação das margens urbanas do Rio Este? Por que não envolver os cidadãos nos trabalhos de requalificação, dando oportunidade para que se pronunciem sobre o futuro espaço de lazer à sua porta? Por que não abrir um debate sobre o futuro do nosso rio?

Pois é caro João, o rio Este, rio de Braga muito mal tratado..

Apesar de todas as criticas e comentários acerca da actual situação do rio, muito poucos são aqueles que tomam alguma posição sobre o tema. Se o rio tá sujo e poluido, que seja a camara a limpar!! Muitos pensarão assim! E apesar de ser de competência da instituição que governa em Braga, a limpeza e a preservação do rio depende de todos os habitantes da cidade. Se o rio está mais limpo e saudável, cabe aos cidadãos preservar essa condição!!

Apesar de não ser muito vistoso e "apelativo", como alguns rios que se gozam por entre certas cidades, o que é certo, é que é o rio da cidade de Braga, e só por isso vale a pena lutar por ele.

O rio, a agua que nele corre, é um recurso natural de extrema importância para a sociedade, todavia, é impotente contra as acções humanas e suas atitudes levianas que o desfiguram.. Cabe a todos e a cada um zelar por esse bem precioso!!

Abram concursos públicos, tirem o lixo do rio, promovam e apelem aos cidadãos bracarenses, mas nunca se esqueçam, que o rio só corre se o deixarem!!

Ora viva, João :)

o Rio Este não precisa só de uma lavagem. Precisa de uma requalificação total, digna de uma bandeira de campanha eleitoral. Aliás, já na Mesa da Ciência alertei que se está a perder uma oportunidade para requalificar o Rio Este e as margens com uma ciclovia que poderia fazer um eixo Este Oeste ligando as várias escolas que estão situadas a menos de 5 minutos de bicicleta.

O MM afirmou há uns meses atrás, que o rio Este não se pode considerar poluído...Não sei qual o conceito que este engenheiro tem de poluição.
No entanto, ainda existem esgotos ligados directamente para o leito do rio. Neste caso, creio que só a CMB poderá resolver o problema.
A canalização do rio foi um crime ecológico do qual a natureza se vingará. O cimento no lito do rio impede:
- o desenvolvimento de plantas depuradoras;
- o desenvolvimento de amieiros, importante barreira anti-odores e anti-ruídos;
- a infiltração lateral de aguas, acumulando-se estas, sei lá onde... acabando por ressurgir onde menos esperamos.
Enfim. tudo isto merecia um debate alargado, mas debates em Braga, só à porta fechada e mesmo assim, é preciso ter cuidado, pois as paredes têm ouvidos..

O rio Este traduz a realidade dos bracarenses. Porcos, sujos e doentes.
Ninguém escapa a esta crítica.
Basta olha para ele. Entre betão, na merda e morto. É apenas um esgoto ao serviço de todos. Uma vergonha a céu aberto. Tapem-no,cubram-no deforma a que se não possa ver. Desta forma talvez possam dar um ar de gente fina e culta. Ora, adeus turismo...

fodass o rio este da mesmo uma merda de imagem nojenta e badalhoca horrivel a Braga que puta que pariu

Enviar um comentário