a incompetência da tê-ém-éne
Estranhei quando ontem à noite o meu telemóvel deixou de "apanhar rede"; afinal estava em casa e nunca, até ontem, tinha deixado de ter cobertura de rede na minha casa. Porque hoje de manhã o problema persistia, decidi ligar para o número de atendimento ao cliente da TMN, o 1696.
Ao atender, a operadora perguntou-me o nome, o número do telemóvel e o pin original do mesmo. Quando lhe disse o pin, ela disse que o pin não era o original. Depois de insistir e dizer que estava a ler o pin a partir do cartão de segurança, a operadora disse-me que tinha solicitado, ontem, uma segunda via do cartão numa loja TMN. Incrédulo, perguntei-lhe em que loja é que tinha sido feito esse pedido. A resposta foi ainda mais incrível: Belavista, Lisboa. Ora, das duas uma: ou eu tinha ido a Lisboa pedir uma segunda via de que não precisava ou alguém tinha pedido uma segunda via do meu cartão. A primeira é, simplesmente, uma hipótese parva e a segunda é, simplesmente, inverosímil.
A operadora disse-me que era impossível ter havido algum engano na loja e, se alguém pediu a segunda via do meu cartão era porque tinha os dados do meu cartão. Tentei fazer-lhe ver que era impossível que alguém em Lisboa tivesse os meus dados, porque nunca perdi o cartão de segurança e, mesmo que tivesse perdido, era muito complicado que ele fosse parar às mãos de alguém em Lisboa. Disse-me para ir a uma loja da TMN para que me activasse o cartão, dizendo-me que aí a activação era imediata. Pedi-lhe que cancelasse a segunda via do meu cartão, mas depois de esperar bastante tempo, a operadora disse-me que a pessoa que pediu a segunda via do cartão tinha dito que o cartão era dela e por isso não podiam cancelá-lo. Voltou a dizer-me que numa loja da TMN activariam o meu cartão e cancelariam o cartão da outra pessoa.
Fui a uma loja TMN e expliquei a situação. A funcionária concordou comigo ao achar a situação tão incrível como absurda. Informou-me que em Braga não existe nenhuma loja oficial TMN e que só nessas lojas - e não agentes, como era o caso - é que podem activar e bloquear os cartões. Sorte a minha, tinha comprado o telemóvel e o cartão numa loja do grupo e a funcionária mostrou-se disponível para ligar para a loja a pedir uma cópia da factura e tratar do meu problema junto da loja oficial do Porto. Emprestou-me também o telemóvel dela para ligar à nova dona do meu telemóvel. Do outro lado da linha, uma brasileira que me disse que tinha pedido de facto uma segunda via, mas do cartão dela e não do meu. O problema deve ter ocorrido dada a semelhança entre os dois números, já que a diferença entre os dois números resume-se a um só algarismo.
Admito que se trata de um erro que qualquer um pode cometer. Não admito, porém, que a TMN não assuma que se trata de um erro e não tente resolver a situação imediatamente. Por causa de uma falha da operadora, fico privado de telemóvel durante uma semana. Para piorar a situação, o meu número continua activo e disponível para receber chamadas e mensagens escritas.